Informativo Mensal - Notícias do Samae - São Francisco do Sul / SC - Edição n° 1 / Abril - 2007
    EDITORIAL:
DIA MUNDIAL DA ÁGUA
É COMEMORADO PELO SAMAE
   

Este é o Informativo n° 1 do Samae. Portanto, a partir de agora, mensalmente esse veículo de comunicação aproximará o consumidor dos trabalhos realizados por nossos profissionais que trabalham com afinco para o abastecimento de água em nosso município ocorra 24 horas por dia, initerrupta-mente. Este canal de comu-nicação será mais uma forma de interagir com toda a população, pois divulgará todo o trabalho que a empresa vem fazendo no sentido de melhorar a qualidade de vida de todos. Também tem como objetivo fazer um grande trabalho de conscientização sobre uso racional da água, evitando assim seu desperdício, através da coluna “Bons Hábitos”, que a cada número passaremos dicas de como evitar o desperdício, no consumo diário. Nessa primeira edição você vai ficar sabendo tudo sobre a solenidade alusiva em comemoração ao Dia Mundial da Água que aconteceu no Cine Teatro X de Novembro, além, da programação feita rede municipal de ensino quando da visitação a Estação de Tratamento de Água. A chefe da Estação de Tratamento, Sheila de Amorim, escreveu um artigo sobre a Modernização do Sistema de Automação dos Reservatórios. As empresas interessadas, poderão conferir as licitações que estão previstas para o mês de abril e a população, em geral, sobre o concurso público para preenchimento de diversos cargos no Samae/SFS e a cartilha do Relatório anual da Qualidade da Água/2006.
Essas informações tornam-se necessárias para esclarecer melhor o que faz nossa administração, hoje, e o que pretendemos para o futuro.
Esperamos que dentro de um planejamento futuro possamos atender 100% de abastecimento de água, e também da coleta e tratamento de esgoto em São Francisco do Sul.
Boa leitura a todos.

Paulo Roberto de Carvalho
Diretor Presidente

 
 
O Diretor Presidente do SAMAE Sr. Paulo Roberto de Carvalho (centro) convidou as seguintes autoridades a fazerem parte da mesa, (da esquerda para à direita): Sra. Angelita C. Mudrek - Secretária Municipal de Saúde, Dr. Mauro Ferrandin - Juiz da 2ª Vara da Comarca de SFS/Diretor do Fórum, Sr. Claudio Folda - Secretário do Meio Ambiente, na oportunidade representando o Sr. Odilon Ferreira de Oliveira - Prefeito Municipal, (da direita para à esquerda): Cap. Júlio César Bittencourt - Sub-comandante da Delegacia da Capitania dos Portos, Prof.ª Luci Carme de Camargo - Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Vereador Joel Rosa - Presidente da Câmara de Vereadores de São Francisco do Sul.

       
 
No dia 22 de março foi comemorado o Dia Mundial da Água - elemento essencial à vida no planeta e o Samae de São Francisco do Sul inovou este ano, fazendo uma solenidade alusiva em comemoração a este dia.
O objetivo do evento foi mostrar às pessoas a importância da água e conscientizar a população em relação aos problemas que a escassez de água pode acarretar. A água é um recurso natural não renovável, ou seja, significa que irá se esgotar. Pesquisadores acreditam que este dia não esta tão longe, sobretudo pela forma como é utilizada essa riqueza hídrica.
O evento que aconteceu no Cine Teatro X de Novembro contou com a presença de autoridades municipais e a comunidade em geral. Um vídeo institucional foi apresentado no início do evento mostrando o crescimento da companhia de água, todos os investimentos feitos por essa administração. Além disso, a Chefe da Estação de Tratamento, Sheila de Amorim apresentou um trabalho educativo sobre a escassez da água no planeta e um vídeo para conscientizar as crianças
O diretor presidente do Samae, Paulo Roberto de Carvalho leu a Declaração Universal dos Direitos da Água; falou da importância dela, e ainda agradeceu o prefeito municipal Odilon Ferreira de Oliveira pelo empenho em captar recursos para a implantação da rede coletora de esgoto.
No final da solenidade todos que estavam presentes receberam uma garrafinha plástica com a logomarca da empresa.
Na mensagem do diretor do Samae, este enfatizou que está na hora de fechar as torneiras. Enquanto esse valioso líquido escorre pelo ralo do desperdício e da poluição e da ocupação dos mananciais, o crescimento populacional e o conseqüente aumento da demanda por água ameaçam de colapso as reservas de água doce ainda disponíveis.
CONCURSO PÚBLICO:
RESUMO DE EDITAL 
Pelo presente ficam cientificados todos os interessados que, de 15/03/2007 a 16/04/2007, estarão abertas, na sede do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto –SAMAE, de São Francisco do Sul, as inscrições para o concurso público para preenchimento de uma vaga ao cargo de Leiturista, uma vaga ao cargo de Operador de Máquinas e uma vaga ao cargo de Operador de ETA/ETE. 
As inscrições poderão ser efetuadas no horário das 09h00min às 12h00min e das 14h00min às 15h00min, na sede do SAMAE, localizada na Rua Sete de Setembro, 93, em São Francisco do Sul, SC. 
As condições do concurso estão estabelecidas no Edital SAMAE/SFS/01/2007, que se encontra afixado no mural do SAMAE e da Prefeitura Municipal, e à disposição dos interessados na Celito Cópias, localizada na Rua Babitonga, 58, sala 02 (anexo ao Clube Náutico Cruzeiro do Sul) e na Foto Modelo, localizada na Rua Babitonga, 09 (em frente ao INSS), ou pelo site do SAMAE: www.samaesfs.com.br  
Mais informações pelo telefone: (47) 3471-2000 ou pelo e-mail: pessoal@samaesfs.com.br
BONS HÁBITOS:
NA PIA DO BANHEIRO
1- Escove os dentes com a torneira fechada e enxágüe a boca     com um copo de água.
2- Não faça a barba com a torneira aberta.
    Coloque um tampão na pia para economizar água.
3- Instale reguladores de vazão. Isso reduz o consumo.
4- Conserte os vazamentos em torneiras, registros
    e válvulas de descarga.
EVITE DESPERDÍCIO!
       
   
ESTUDANTES VISITAM ETA NO DIA MUNDIAL DA ÁGUA
 
     
O Samae de São Francisco do Sul recebeu cerca 290 alunos da rede municipal de ensino, na ETA - Estação de Tratamento de Água. Os monitores falaram dos cuidados que devemos ter com a água, da necessidade de tratá-la e ainda salientaram a importância de termos consciência para o uso racional, evitando assim o desperdício.
As crianças percorreram as instalações e acompanharam de perto cada etapa do tratamento, desde o processo de captação da água até a aplicação dos produtos que ajudam a purificá-la chegando até as casas.
A visita durou cerca de 2 horas e valeu como um grande aprendizado para as crianças que saíram de lá contentes e conscientizadas de que não se deve desperdiçar esse líquido tão precioso e fundamental para preservação da vida em nosso planeta. Para o Samae este trabalho de conscientização junto aos estudantes é de suma importância na formação da cidadania, pelo caráter educativo da proposta.
f
Alunos da E. B. M. Ida Beatriz Brugnato de Camargo, do bairro Majorca.
f
SAMAE INVESTE EM NOVA TECNOLOGIA
Um investimento de porte feito pelo Samae ocorreu na automação do sistema dos reservatórios, captações e bombas da ETA. Hoje é possível obter informações importantes como quantidade de água entrando na estação, quanto sai para cada sistema (cidade e balneários), nível de cada reservatório, pressão da rede e consumo de cada localidade com atualização de dados a cada dois minutos. Caso haja alguma irregularidade como rompimento da adutora principal, por exemplo, é possível constatar o problema imediatamente através dos gráficos gerados e tomar as providências cabíveis.
Numa segunda etapa realizou-se a instalação do sistema de automação via rádio nas captações para que se possa monitorá-lo.
Outro objetivo é monitorar a pressão em diferentes pontos da rede, agilizando ainda mais a determinação de locais onde os problemas estão ocorrendo (projeto).
Também foi providenciado um link entre a ETA e a sede administrativa.
Agora, quando o usuário liga para consultar faturas nos horários após o fechamento do escritório , finais de semana e feriados, a sede técnica (plantão) tem como verificar estas informações através da base de dados existente em função do link. “Antes era comum alguém ligar para o local errado e ter que fazer outro telefonema para ser atendido corretamente. Hoje, isso já não acontece mais, com tanta freqüência”.
Gráfico de estouro de rede
Gráfico de alarme
Gráfico dos floculadores
f
SAMAE DISTRIBUIRÁ O RELATÓRIO ANUAL DA
QUALIDADE DA ÁGUA/2006
O Samae, em atendimento ao Decreto n° 5.440, de 04 de maio de 2005 e tendo em vista o disposto nas Leis 8.078/90 e 9.433/97 e ao Decreto 79.367/77, distribuirá a cartilha na qual publica o Relatório Anual da Qualidade da Água, relativa as análises feitas no ano de 2006.
A cartilha vem com novidade, no sentido de alertar e orientar a população sobre as doenças de veiculação hídrica, além de outras informações que o Ministério da Saúde exige.
Cada residência deverá receber um exemplar.

f
EXPEDIENTE: Informativo Mensal Notícias do Samae/SFS - Publicação dos trabalhos do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de São Francisco do Sul - Conselho Editorial: Paulo Roberto de Carvalho, Sheila de Amorin, Silvia Claro dos Santos, Rodrigo T. da Silva, Maurício de França. Endereço: Rua 7 de Setembro, 93 - Centro - 89240-000 - São Francisco do Sul - SC - Site: www.samaesfs.com.br - E-mail: administracao@samaesfs.com.br - Edição e Produção: JP Serviços Gráficos e Editora Ltda. Projeto Gráfico e Direção de Arte: João Pedro dos Santos - Ilustração: Fábio Ricobon - Editoração Eletrônica: Claudinei Cabral - Colaboradores: Marcella C. de Carvalho e Sheila de Amorin. - Envio virtual: 3.170 emails.
Todos os direitos reservados © - Produzido por JP Serviços Gráficos e Editora Ltda.
 
          [ Informativos Anteriores ]
 
  Edição Número 1 :: Abril 2007
  Edição Número 2 :: Maio 2007
  Edição Número 3 :: Julho 2007
 + Informativos